Região tem pelo menos seis casos confirmados de Dengue

0

Segundo apurou a Gazeta SP, o número de casos suspeitos, incluindo Taboão, Embu das Artes, Itapecerica, São Lourenço e Juquitiba chega a 24, quantidade inferior ao apresentado no mesmo período do ano passado. Pacientes enquadrados nesta situação aguardam resultado de exames. Os casos confirmados estão em observação e terão acompanhamento médico por exames para evitar avanço do quadro que, caso não seja tratado corretamente, pode evoluir para um quadro de dengue hemorrágica.

 

Nos últimos meses, os municípios têm intensificado a ação de combate ao mosquito transmissor da doença. Equipes de agentes de saúde percorrem casas com material explicativo e orientam a população para evitar o acúmulo de água parada. Em Embu, por exemplo, cerca de 30% da ação da Secretaria de Saúde está pautada em denúncias feitas pelos próprios moradores. São Lourenço montou um esquema de cobertura na região central e nos bairros mais afastados, onde há maior incidência do foco do mosquito.

 

De acordo o responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, José Jarbas Bittencourt, “os agentes de saúde estão orientando a população a não manter criadores em suas casas”. Taboão optou pela ação em 32 pontos previamente cadastrados e intensificou os trabalhos de prevenção em escolas e postos de saúde. Já Itapecerica da Serra, a segunda cidade a registrar maior número de casos suspeitos, seis ao todo, concentrou ação nos bairros Parque Paraíso, Jacira e Valo Velho, onde houve maior incidência de casos em 2009.

 

Dos casos confirmados no sudoeste paulista, todos foram “importados” de outros Estados e de cidades do interior paulista. A Secretaria de Saúde de Taboão informou que o alto número de casos registrados no município são de pessoas que estiveram em Mato Grosso, Caraguatatuba, Minas Gerais, São Paulo e migraram para a cidade já com a doença em evolução.

 

A reportagem fez contato telefônico e por correio eletrônico com a assessoria de imprensa de Embu-Guaçu, porém, até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta.

 

Por Bruno Anderson

Do jornal Gazeta SPFonte:http://www.otaboanense.com.br/noticia/2080/regi%C3%A3o-tem-pelo-menos-seis-casos-confirmados-de-dengue/

Share.

About Author

Leave A Reply