Projeto Tracoma é bem avaliado em congresso

0

Este projeto faz parte do programa de saúde ocular de Embu-Guaçu e tem como objetivo diagnosticar e tratar as doenças oculares em alunos da Pré-escola à 4ª série, funcionários das escolas municipais, estaduais e filantrópicas do município. É coordenado pelo médico oftalmologista Paulo Antonio Caninéo e pela equipe da Vigilância Epidemiológica, e tem se mostrado eficaz na promoção da saúde ocular e na prevenção da cegueira no município.

Para execução do projeto, o Município foi dividido por regiões de acordo com as unidades de saúde: Sapateiro, Penteado, Jardim Progresso, Cipó/Paulo Maneta e UBS II. A Secretaria Municipal de Saúde priorizou as regiões mais distantes do centro da cidade, por serem áreas com dificuldade de acesso e menor oferta de serviços de saúde.

Tracoma é uma afecção inflamatória crônica recidivante da conjuntiva e da córnea, que pode levar a cicatrizes da conjuntiva palpebral, em casos mais graves evoluir com opacificação de córnea, provocando cegueira.     

O agente etiológico do tracoma é a Chlamydia trachomatis. As crianças até 10 anos são os maiores reservatórios da doença na comunidade.

Fonte : PMEG

Share.

About Author

Leave A Reply