Mais de 3 mil jovens católicos da região devem ir à Jornada Mundial no Rio

0

JMJ_2013_-_Rio_de_Janeiro_-_BrasilDaqui a pouco mais de um mês, no dia 23 de julho, milhões de jovens católicos devem se reunir no Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco. Na região, as cidades como Taboão da Serra e Embu das Artes estão se organizando há mais de um ano para participar do evento. Segundo o Padre Rodolfo Camarotta, coordenador da Juventude Católica da região, estão previstas de duas a três mil pessoas em toda a Diocese, que é composta por 100 paróquias que estão distribuídas em São Paulo, Taboão da Serra, Embu das Artes, São Lourenço, Itapecerica da Serra, Juquitiba e Embu-Guaçu.

Apenas no Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra, um grupo de 48 pessoas já tem a presença garantida para o encontro.  “Faltam 35 dias, estamos muito ansiosos para receber o Papa. É a primeira viagem ao mundo que ele está fazendo”, declara Vivian Silva, de 20 anos, que participa da organização do evento no Santuário.

Além de Vivian, Alex Fontes, de 27 anos, e Humberto Lima, de 20 anos também ajudam na organização dos jovens de Taboão da Serra. “Nós decidimos formar um grupo de jovens para inscrever todos no site e já pagar a inscrição, tudo de uma só vez. Isso foi feito para facilitar a inscrição, mas a pessoa que estiver interessada, pode se inscrever no site oficial do evento www.rio2013.com”, explica Alex.

O valor pago nas inscrições inclui hospedagem, transporte, alimentação e um kit peregrino, que consiste em uma camiseta, CAT (Catecismo Jovem), credencial e os cartões de vale transporte e vale refeição. Entre os dias 23 e 26 de julho os fiéis poderão participar de pregações e shows. Na madrugada de sábado (27) para domingo acontecerá uma vigília. A missa de encerramento acontecerá no dia 28.

Preparação

Antes do evento, os jovens inscritos para a viagem estão passando por uma espécie de preparação, que tem a duração de quatro sábados. Nestes encontros eles são informados sobre a Jornada Mundial da Juventude e qual o seu verdadeiro significado.

Também foi organizado um grupo de oração, chamado Pacto de Deus. Segundo Alex, o grupo serve como um espaço para os jovens se abrirem. “Todos nós precisamos de uma oração para se manter de pé. O grupo de orações formado pelos jovens é uma chance para eles se abrirem”.

Doações

Diversas pessoas contribuíram com doações para a viagem do grupo de jovens taboanense. Sobre isso, Humberto diz que “Não estamos indo ao Rio a passeio, estamos indo ao encontro de Cristo. Ir ao encontro dele aqui no Brasil é um privilégio”. Entre os católicos, o Papa é chamado de “Persona Christi” (Pessoa de Cristo).

Alex, Humberto e Vivian disseram que receberam doações e fazem questão de agradecer. “Se não fossem por todos eles, provavelmente só iríamos no final de semana, isso se conseguíssemos ir”, fala Alex como porta voz do grupo.

Fonte: O taboanense

Share.

About Author

Leave A Reply