Caminhão palco faz turnê gratuita se apresenta dia 25 em Embu-Guacu

0

teatro itineranteEspetáculo adaptado em caminhão baú leva entretenimento a locais com pouca ou nenhuma estrutura cultural, com patrocínio da AES Eletropaulo

Promover a cultura e o entretenimento em locais públicos, incentivando o interesse pela leitura. Essa é a proposta do Grupo GRUMALUC, de Campinas, que percorre diversas cidades do estado de São Paulo, com o projeto Cria Cores – um teatro itinerante montado em um caminhão baú. De 15 a 21 de fevereiro, o projeto estará na grande São Paulo, estreando na capital e passando por Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Jandira, Barueri, Osasco e Carapicuíba, com patrocínio da AES  Eletropaulo.

A apresentação tem 45 minutos e acontece no período noturno, de modo que as luzes e cores sejam elementos fundamentais na criação do ambiente, que faz o expectador viajar pelo universo do livro. Em uma interação de atores e bonecos, a personagem principal é uma contadora de histórias, que ao longo da peça apresenta a trupe de personagens, como o palhaço, a bailarina, a lua e a pipa.

Outro objetivo educacional da peça é a conscientização a respeito da segurança junto às redes de energia, como por exemplo com as brincadeiras que envolvem as pipas e a rede elétrica. “O espetáculo envolve não apenas pelos bonecos, mas também por meio da dança, música e a própria contação de histórias. Essa imersão que o público vivencia resulta na reflexão sobre os temas do enredo e facilita a absorção das mensagens educativas”, explica a atriz Teca Rios, uma das criadoras da peça, também compositora da trilha sonora inédita.

A montagem do projeto Cria Cores em um caminhão baú busca facilitar e qualificar o acesso de pessoas que possuem pouco ou nenhum contato com instrumentos culturais, priorizando locais sem estrutura e equipamentos.  Todas apresentações serão gratuitas e abertas ao público.

Após a região noroeste da capital, o projeto visita Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, entre outras cidades.

Com realização da Direção Cultura, o espetáculo “Cria Cores” percorrerá ao todo 27 cidades, em 40 apresentações, e faz parte do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, que permite a destinação de parte do ICMS para patrocínio de projetos culturais. Parte da turnê está sendo patrocinada pela AES Eletropaulo e parte pela Gerdau. Confira a programação pelo site www.direcaocultura.com.br.

 

Ficha técnica:

Direção: Thiers Camargo

Texto e roteiro: Teca Rios, Márcia Marchette, João Proteti, Thiers Camargo

Elenco: Ana Piu, Teca Rios,  Marcia Marchette,  Denise Valerine, Daniela Morais

Trilha sonora inédita: Teca Rios

Som e iluminação: Carlos Rodrigues e Cristiano Conrado

Criação personagens e figurinos: Teca Rios e Márcia Marchette

 

Serviço

Projeto Cria Cores

Apoio: PROAC

Patrocínio: AES Eletropaulo

Realização: Direção Cultura

Informações: www.direcaocultura.com.br

Data/ horário e local: 25/02/13 – Embu-Guaçu – Praça Ivan Braga de Oliveira – Centro (em frente ao Centro Cultural) – 19h

 

Fevereiro/2013

 

Ágata Comunicação

(19) 3291.0038

www.agatacom.com

 

Andrea Vargas

(19) 9605.4065

andrea.vargas@agatacom.com

Share.

About Author

Leave A Reply